Gleisi quer explicações de chanceler sobre pedido de Bolsonaro a Biden

Gleisi Hoffmann protocolou um requerimento para que o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, explique o pedido de Jair Bolsonaro a Joe Biden. O documento apresentado pela presidente do PT usa como base matéria da agência de notícias Bloomberg, que noticiou que o presidente teria pedido ao líder americano que o ajude a vencer Lula, intervindo no processo eleitoral brasileiro.
Para Gleisi, a notícia “confirma a intenção do presidente Bolsonaro de não aceitar uma eventual derrota no próximo pleito eleitoral e de recorrer a toda sorte de expedientes ilícitos para evitar a provável vitória do ex-presidente”.
Ela aponta que o pedido do mandatário “representa grave agressão à democracia e à soberania nacional” e aponta que, se confirmada a informação, configura “crime de responsabilidade contra a existência política da União”.
A presidente do PT pediu o nome de todos os participantes da reunião bilateral, bem como sua duração, um relato detalhado dos temas abordados, eventuais decisões tomadas e compromissos assumidos.
“Julgamos que tal informação necessita ser apurada com rigor, de forma a não restar dúvidas sobre as atitudes e as ações do presidente Jair Bolsonaro e do seu governo”, diz o documento.