Apoie o DCM

Globo altera cenários de novelas para evitar fracasso de audiência; entenda

Cena da novela “Três Graças” com ônibus elétrico que circula em São Paulo. Foto: Reprodução/TV Globo

A TV Globo decidiu mudar o cenário de suas próximas novelas para São Paulo e Goiânia em uma tentativa de conter a perda de audiência para o streaming. “Três Graças”, atual novela das nove, originalmente se passaria no Rio de Janeiro, mas teve o enredo transferido para a capital paulista. O mesmo ocorrerá com a trama de Walcyr Carrasco, prevista para 2025.

Segundo o site Notícias da TV, a emissora também aposta no Centro-Oeste com o doc-reality Poderosas do Cerrado, gravado em Goiânia, e na próxima novela das sete, Coração Acelerado, ambientada no universo sertanejo da cidade. O movimento não é por acaso. Segundo dados da Kantar Ibope, São Paulo e Goiânia são os mercados onde a Globo enfrenta maiores dificuldades.

O último capítulo de “Vale Tudo” marcou 38,8 pontos no Rio, mas apenas 30,2 em São Paulo e 24,2 em Goiânia. A emissora quer reconquistar o público nessas regiões, consideradas estratégicas: São Paulo, por seu peso econômico, e Goiânia, por sua influência sobre o Centro-Oeste e o agronegócio. Apesar de ainda liderar nacionalmente, a Globo vem perdendo participação no total de televisores ligados. Até setembro, o share da emissora ficou em 29,8% na Grande São Paulo e 26,4% em Goiânia, o menor índice do país.

O avanço do streaming preocupa: em Goiânia, as plataformas já superam a Globo, com 29,2% da audiência nas 24 horas do dia. Na disputa pelo tempo do espectador, o YouTube lidera o segmento de vídeo sob demanda, com 13,4% de participação em televisores, seguido pela Netflix (4,5%) e pelo Globoplay (1,4%).