Globo dá matéria dizendo que Maricá é exemplo na luta contra a covid e omite que prefeito é do PT

Publicado em 16 dezembro, 2020 10:14 pm

Uma matéria publicado pelo jornal O Globo nesta terça (15) aponta a cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, como um ‘exemplo’ para o Brasil devido à busca ativa de infectados pelo coronavírus, mas não cita o prefeito Fabiano Horta (PT) na reportagem.

O projeto intitulado “Sentinela de Maricá Covid-19” é uma parceria do Instituto de Ciência e Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) com a Secretaria Municipal de Saúde de Maricá.

Embora a Secretaria Municipal de Saúde esteja envolvida, o prefeito Fabiano Horta (PT) não é citado nenhuma vez na reportagem.

Ele foi eleito no primeiro turno com a maior porcentagem de votos em todo o estado do Rio de Janeiro e um dos maiores índices em todo o Brasil. Horta conquistou 88,09% dos votos válidos (76.285 votos).

A busca ativa de infectados é recomendada pela OMS e permite identificar os portadores assintomáticos, para assim conter surtos antes que eles perpetuem a pandemia de Covid-19. Essa explicação é de Amílcar Tanuri, coordenador do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Apesar do destaque da gestão na luta contra a covid, o jornal O Globo fez questão de omitir o prefeito e que ele é do PT.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!