Apoie o DCM

Globo demite veteranos e muda a cúpula do jornalismo em SP

Silvia Sayão e Luís Fernando Silva Pinto deixam a Globo em 31 de dezembro: mudanças no Jornalismo. Foto: DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

De Daniel Castro e Vinícius Andrade no site Notícias da TV.

A Globo anunciou nesta terça-feira (1º) a demissão de sete jornalistas veteranos, entre eles Luís Fernando Silva Pinto, que era correspondente em Washington desde 1986. As principais mudanças, no entanto, foram na direção de Jornalismo de São Paulo (sai Cristina Piasentini, há 12 anos no cargo, e entra Ana Escalada, seu braço direito) e no Globo Repórter, com o desligamento da experiente Silvia Sayão.

Ela era diretora do programa de grandes reportagens, que também perdeu a sua chefe de Redação, Meg Cunha, na reformulação. Outras baixas foram as de Maria Thereza Pinheiro, conhecida como Terezoca, e Teresa Cavalleiro, que comandavam a área de Projetos Especiais.

Marco Antonio Rodrigues, o Bodão, conhecido por participar de programas como Bem, Amigos e coordenador das afiliadas de rede, sai da Globo após 41 anos. Todos eles trabalham até o próximo dia 31.

As substituições de veteranos são consequência da aposentadoria de Silvia Faria, número dois da hierarquia do Jornalismo da Globo. Em agosto, o Notícias da TV antecipou que Silvia, que ocupava o cargo de diretora de Jornalismo da Globo desde 2012, também sairá da função no fim deste ano. Ela será substituída em janeiro por Ricardo Villela, atualmente diretor-executivo de Jornalismo.

(…)

Cristina Piasentini dirigia todo o Jornalismo da Globo em São Paulo, de onde são feitos telejornais como Jornal Hoje e Jornal da Globo, além dos locais. A escolha de Ana Escalada para substituí-la pegou os funcionários de surpresa. O nome mais esperado para assumir o cargo era o de Fernando Castro, atualmente chefe de Redação na praça paulistana.

Silvia Sayão estava na Globo desde o final dos anos 1970. Permaneceu durante nove anos como editora no Jornal Nacional até se transferir para o Globo Repórter, programa que dirige desde 1996. Nos últimos 22 anos, ela teve ao seu lado Meg Cunha como chefe de Redação da atração. As duas deixam a emissora.

Monica Barbosa, a Mona, substituirá Silvia a partir de 2021. A nova diretora está na TV Globo há 24 anos e tem passagens por Band, pelo SBT, pela Manchete (na época em que o Jornalismo da emissora era dirigido por Alice Maria) e depois pelo GNT, de onde saiu para ser editora do RJ1.

Em dezembro de 2012, Monica assumiu a chefia de Redação de rede da editoria Rio, função que exerceu durante dois anos, até ser convidada para integrar a equipe do Globo Repórter, na qual dirigiu vários edições de programas. Há três anos, está à frente do Bom Dia Brasil, como editora-chefe. Para o seu lugar no matinal, foi promovida Ana Pini, que atuava como editora-executiva do noticioso.

(…)