Apoie o DCM

Globo é processada por “piratear” tecnologia nos cenários de seus telejornais

Logo da Globo: Foto: Divulgação

A Globo está sendo processada por uma empresa de projetos de iluminação devido ao uso indevido de tecnologia em seus telejornais. A empresa Da Silva Projetos Luminotécnicos acusa a emissora de usar uma tecnologia patenteada que controla a luminosidade externa e permite a exibição de imagens panorâmicas das cidades na TV. A informação é do Notícias da TV.

Segundo o processo, um dos sócios da empresa, Gilberto Alves da Silva, foi funcionário da Globo entre 2000 e 2013 e desenvolveu um equipamento motorizado, que promove o movimento vertical de placas de acrílico e controla a incidência de luz solar sem comprometer a qualidade da imagem. O inventor registrou o equipamento no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

A empresa argumenta que a autorização para o uso do equipamento foi concedida, à época em que trabalhava na emissora, apenas para o estúdio em São Paulo. No entanto, a Globo expandiu o uso dos cenários panorâmicos para outras localidades, como Rio de Janeiro e Distrito Federal.

A emissora já contestou a acusação, e o processo aguarda para ser julgado em primeira instância. A Da Silva Projetos Luminotécnicos solicitou à Justiça que determine o cálculo dos royalties para definir a indenização que a Globo deverá pagar.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link