“Globo não é dona do Brasil”, diz ex-âncora da GloboNews Sidney Rezende

Do Notícias da TV:

O jornalista Sidney Rezende, 57 anos, falou pela primeira vez neste final de semana sobre sua demissão da GloboNews em novembro do ano passado, sem direito a comunicado de despedida. Diante de 600 pessoas, em uma premiação dos melhores do Carnaval do Rio de Janeiro, Rezende fez no sábado (27) à noite um duro discurso contra a Globo, onde trabalhou durante mais de 20 anos.

Disse que a emissora está “extrapolando os seus limites” e “impedindo que as expressões populares do nosso país funcionem de uma maneira mais clara”. “A Globo não é dona do Brasil, a Globo não é dona do Carnaval, a Globo não é dona do futebol”, bradou, propondo um “questionamento de competência” da emissora.

Jornalista respeitado nos meios profissional e acadêmico, Rezende foi o criador do modelo de programação da rádio CBN e um dos fundadores da GloboNews. Ele foi dispensado pela Globo em 13 de novembro, um dia depois de publicar em seu site, o SRZD, um texto em criticava a obsessão dos jornalistas por notícias ruins e pela aposta no impeachment da presidente Dilma Rousseff como “único caminho para a redenção nacional”.

Seu afastamento, no entanto, teve mais a ver com a renovação dos apresentadores da GloboNews e com uma movimentação para acomodar Christiane Pelajo, afastada um mês antes do Jornal da Globo. O novo telejornal de Pelajo, a partir de hoje, vai ocupar o mesmo horário de Rezende.

O contrato de Rezende com a Globo só venceu ontem. Por isso, o jornalista ficou em silêncio até o último sábado. Aproveitou a premiação do Carnaval que seu site promove para expor seu posicionamento diante da emissora e anunciar que, em março, vai se engajar em um projeto ambicioso que unirá televisão, rádio e internet. Foi a primeira vez que Rezende fez uma crítica contundente à Globo em público (embora sempre as tenha feito em conversas reservadas).

 

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

De saída do SBT, Eliana alfineta Patrícia Abravanel no Instagram

A apresentadora Eliana, de saída do SBT, deu uma alfinetada em Patrícia Abravanel, filha de…

28 minutos ago

Ex de Jojo Todynho diz não saber se é bi ou pansexual: “Nem eu sei ainda”

Lucas Souza, ex-participante do reality show "A Fazenda 15", se assumiu bissexual em uma carta…

1 hora ago

Dino agenda audiência de conciliação entre Mendes e Kajuru no STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou uma audiência de conciliação para…

2 horas ago

Morador do Rio encontra modo criativo para evitar pichadores

Um morador de Copacabana, no Rio de Janeiro, encontrou uma maneira criativa para evitar pichações…

2 horas ago

Bolsonarista espalha fake news de que Anderson do Molejo morreu por causa da vacina

Um perfil bolsonarista com mais de 40 mil seguidores está divulgando no X, antigo Twitter,…

3 horas ago

Parlamento do Iraque aprova punição homossexuais com prisão de até 15 anos

O Parlamento do Iraque aprovou no sábado (27) uma nova legislação que criminaliza a homossexualidade,…

3 horas ago