Apoie o DCM

Globo: Sabatina dos candidatos à presidência saem do Jornal Nacional

O presidente Lula durante a sabatina de 2022 no Jornal Nacional com William Bonner e Renata Vasconcellos. Foto: Divulgação

A Globo decidiu ampliar o espaço dedicado às eleições presidenciais de 2026 e reformulou sua cobertura política em meio ao cenário de forte polarização no país. Além de manter os debates entre candidatos no horário da novela das nove, a emissora vai transformar as tradicionais sabatinas em um programa próprio, exibido logo após o Jornal Nacional, como uma espécie de “spin-off” do telejornal.

A mudança foi anunciada nesta quinta-feira (5) durante apresentação das novidades do jornalismo da emissora. A jornalista Renata Lo Prete explicou que as entrevistas deixam de ser um bloco do noticiário para ganhar identidade própria.

Segundo a jornalista, as sabatinas serão feitas ao vivo, a partir dos Estúdios Globo, no Rio. No primeiro turno, a condução ficará com César Tralli e Renata Vasconcellos. Em eventual segundo turno, ela própria assume. A apresentadora também confirmou que, nos dias de debate, a novela das nove será cancelada.