Apoie o DCM

Globo vai pagar R$ 100 mil a professora por uso indevido de música no BBB

Hana Khalil, participante do BBB 19. Foto: reprodução

A Rede Globo foi condenada judicialmente a pagar R$ 100 mil a uma professora de ensino infantil, Alda Bezerra, de 46 anos, devido ao uso indevido de uma música de sua autoria no programa Big Brother Brasil de 2019, segundo informações do UOL.

Alda, que possui um canal no Youtube com 281 mil inscritos, oferece conteúdos educacionais e apresenta trabalhos como compositora e intérprete.

O episódio em questão foi veiculado em fevereiro de 2019, durante a eliminação da participante Hana Khalil no paredão do BBB, quando a música “Despedida”, composta pela professora Alda, foi utilizada pela Globo. Alegando que a emissora não creditou seu nome e não realizou qualquer pagamento pelo uso da voz e composição, Alda Bezerra recorreu à Justiça.

A Rede Globo defendeu-se afirmando que a música não estava registrada em órgãos oficiais, e que tentou identificar a autoria por meio de um convênio com a União Brasileira de Editoras de Música, sem sucesso.

A emissora argumentou ainda que a autora poderia ter entrado em contato para regularizar a utilização da obra, mas isso não ocorreu. A condenação da Globo foi mantida em primeira e segunda instância.

Confira:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link