Golpe da mala: criminosos colocam 21 kg de cocaína na bagagem de brasileiro

Lucas Pereira Lopes, gerente de ciência de dados, foi vítima de um golpe envolvendo sua mala durante uma viagem para a África do Sul em fevereiro deste ano. Ele se tornou investigado pela Polícia Federal por tráfico de drogas após um esquema criminoso envolvendo sua bagagem.
Segundo o brasileiro, sua mala só chegou dois dias depois dele no hotel onde ficou hospedado durante a viagem. Ele achou se tratar de extravio, mas ao retornar ao Brasil recebeu uma ligação da PF, que informou que seu nome aparecia em uma investigação por tráfico de drogas após a descoberta no aeroporto de Brasília, por onde Lucas sequer passou.
A corporação descobriu que havia 21 quilos de cocaína na sua mala e deu início a uma investigação que prendeu quatro pessoas envolvidas no esquema de envio de drogas para o exterior usando etiquetas retiradas de bagagens de viajantes.
A concessionária que administra o terminal aéreo de Guarulhos (SP) afirmou que ampliou o número de câmeras de alta resolução para impedir golpes do tipo, enquanto a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que tem realizado estudos para aumentar a segurança contra casos do tipo.