Apoie o DCM

Pão, farmácia e recarga: Criminosos usam nome de policial para dar golpe em entregadores

Conversa em aplicativo de mensagens usada por golpista para fazer encomenda
Conversa em aplicativo de mensagens com pedido de encomenda. Foto: Reprodução

Criminosos usaram o nome do delegado Guilherme Dias, da Polícia Civil do Paraná, e o endereço da Central de Flagrantes de Londrina para enganar motoboys no norte do estado. Ao menos três trabalhadores registraram boletins de ocorrência entre sábado (27) e domingo (28).

Um dos motoboys, que preferiu não se identificar, contou que perdeu R$ 120. Segundo ele, o golpista ligou para a padaria onde ele trabalha, se apresentou como Dias e pediu a entrega de um quilo de pão. O suposto cliente indicou a Central de Flagrantes como local da entrega e disse que faria o pagamento lá.

No caminho, o falso delegado enviou uma mensagem e pediu que o motoboy passasse em uma farmácia. Depois, orientou o trabalhador a fazer recargas de celular para dois números, que seriam de familiares. O motoboy usou o próprio dinheiro porque recebeu a promessa de reembolso na entrega dos pães. Após desconfiar dos pedidos, ele registrou boletim de ocorrência no local onde a entrega aconteceria. A padaria também não recebeu o valor da encomenda.

A polícia investiga o caso e tenta identificar o autor do crime. Guilherme Dias relatou que criminosos usam a identidade dele em golpes há aproximadamente um ano, inclusive em Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Curitiba. A foto do delegado também aparece no chamado “golpe do amor”, em que criminosos simulam interesse romântico para obter vantagens financeiras. Dias disse que já registrou inúmeros boletins pelo uso da própria imagem: “Já passou de 200 golpes usando o meu rosto”.