Google vai deixar de vender anúncios com base em navegação de usuários

De Sam Schechner e Keach Hagey no The Wall Street Journal.

O Google planeja parar de vender anúncios com base na navegação de usuários por múltiplos sites, uma mudança que pode acelerar o desordenamento no setor de publicidade digital.

A empresa controlada pelo grupo Alphabet anunciou na quarta-feira que planeja parar de usar ou de investir em tecnologias de rastreamento que permitem identificar usuários individualmente em sua navegação de site a site na internet.

A decisão, vinda da maior companhia mundial de publicidade digital, pode ajudar a afastar o setor do uso de recursos de rastreamento individualizado, uma prática que vem sofrendo críticas cada vez mais severas da parte dos defensores da privacidade e atraiu escrutínio das autoridades regulatórias.

O porte do Google significa que sua decisão também deve causar reação de alguns concorrentes no ramo de publicidade digital, no qual muitas companhias dependem do rastreamento individual para direcionar sua publicidade, medir a efetividade dos anúncios vendidos e impedir fraudes. O Google respondeu por 52% do investimento publicitário total de US$ 292 bilhões em mídia digital no ano passado, de acordo com a consultoria de publicidade digital Jounce Media.

“Se a publicidade digital não evoluir para lidar com as crescentes preocupações que as pessoas têm sobre sua privacidade e sobre o uso de seus dados de identificação pessoal, colocaremos em risco o futuro de uma web livre e aberta”, afirmou David Temkin, o gerente de produto do Google que está comandando a mudança, em uma postagem no site da empresa, quarta-feira.

O Google já havia anunciado no ano passado que removeria a tecnologia de rastreamento mais amplamente utilizada, os chamados cookies de terceiros, a partir de 2022. Mas agora a empresa anunciou que não vai desenvolver tecnologias alternativas de rastreamento, ou usar tecnologias desse tipo desenvolvidas por outras entidades, a fim de substituir os cookies de terceiros por recursos próprios de compra de publicidade.

Em lugar disso, o Google anunciou que suas ferramentas de compra de publicidade usarão novas tecnologias que a empresa vem desenvolvendo em colaboração com outras organizações, criando uma “caixa de areia de privacidade” para o direcionamento de anúncios sem a coleta de informações sobre a navegação de um indivíduo por múltiplos sites. Uma dessas tecnologias avalia os hábitos de navegação do usuário em seus próprios aparelhos, e permite que anunciantes direcionem publicidade a grupos agregados de usuários que tenham interesses semelhantes, e não a usuários individuais. O Google anunciou em janeiro que planeja iniciar testes abertos de compra de publicidade com o uso dessa tecnologia no segundo trimestre.

(…)

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

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