Gordura no fígado: saiba quais são os sinais e sintomas

Saber se você está com gordura no fígado exige atenção, já que a doença costuma não apresentar sintomas, explica o hepatologista Rodrigo Rêgo Barros. “O fígado é um órgão bem silencioso e raramente dói”, afirma. Segundo ele, sintomas como má digestão e diarreia geralmente têm outras causas. Com informações do Metrópoles.
O especialista alerta que a esteatose hepática só é detectada por meio de exames laboratoriais e de imagem. “Como não causa sintomas, só sabe quem procura. E é exatamente aqui que devemos chamar atenção”, diz. Ele destaca que pessoas obesas, diabéticas, hipertensas ou com colesterol e triglicerídeos alterados devem ficar em alerta.
O médico também cita que o consumo excessivo de álcool e alterações nos exames do fígado (como TGO, TGP e GGT) são sinais de risco. “Esses indivíduos precisam procurar um hepatologista, que pedirá exames e avaliará a possibilidade de evolução para cirrose”, orienta.
Rêgo Barros ainda reforça que o tratamento depende de mudanças no estilo de vida. “Controle de peso, moderação no consumo de álcool e tratamento de doenças como diabetes e hipertensão podem ser instituídos antes mesmo da consulta”, conclui.