Apoie o DCM

Governador do MT aprova mineração em reservas e beneficia o próprio filho

Mauro Mendes (União Brasil), governador do Mato Grosso. Foto: reprodução

Nesta segunda-feira (8), o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), sancionou um projeto de lei que permite a mineração em reservas legais no estado. A decisão gerou polêmica, especialmente porque há dois meses, a Polícia Federal realizou uma operação para investigar a suposta ligação do filho do governador, Luis Antônio Mendes, com o garimpo ilegal.

O projeto de lei, enviado pelo governador no ano anterior, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso por uma maioria de 19 votos a três. A legislação beneficia diretamente o setor de mineração do estado, no qual o filho do governador está envolvido.

Em novembro, Luis Mendes foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga sua ligação com duas empresas suspeitas de praticar comércio ilegal de mercúrio, substância amplamente utilizada no garimpo. As empresas também são acusadas de ocultar a venda de ouro, conforme apontam as investigações. O pedido de prisão de Luis Antônio foi negado pela Justiça.

A defesa do empresário negou qualquer irregularidade e afirmou que as medidas cautelares seriam questionadas no Tribunal Regional Federal. Alegaram ainda que o envolvimento do empresário nas ações era ilegal, e a Justiça Federal rejeitou o pedido de prisão por falta de fundamentação jurídica.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link