Governador do Paraná diz que professor imobilizou atirador para conter ataque em colégio

Na tarde desta segunda-feira (19), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD-PR), informou que um professor do Colégio Estadual Professora Helena Kolody conseguiu imobilizar o atirador que invadiu a escola. O servidor, que atua na instituição localizada em Cambé, no Paraná, teria passado por um treinamento que foi oferecido a profissionais da rede há cerca de dois ou três meses.
Apesar da declaração do parlamentar, que foi dada em meio a críticas à segurança de unidades de ensino do estado, a polícia não confirmou que algum educador tenha contido o atirador. Segundo o político, o profissional foi treinado em técnicas de segurança pública. No ataque cometido por um ex-aluno, Karoline Verri Alves, de 17 anos, morreu, e seu namorado, Luan Augusto, de 16, foi baleado e está internado em estado gravíssimo.
Ao jornal O Globo, Sidney Silva, secretário de finanças do App Sindicato Londrina, que abrange professores, pedagogos e funcionários da rede da educação estadual e municipal, disse que o governo não ofereceu nenhum treinamento de segurança pública para a prevenção deste tipo de ataque.
“Não teve nenhum curso ou formação específica para casos de ataques a escolas. O que existe é um curso de prevenção de incêndios, mas não para atuar em casos de violência armada”, afirmou.
O curso ministrado pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná com apoio da Polícia Militar do estado, de acordo com o próprio órgão, não prevê nenhum tipo de imobilização ou embate físico com atiradores.
