Apoie o DCM

Governador do Paraná diz que professor imobilizou atirador para conter ataque em colégio

Fachada do Colégio Estadual Professora Helena Kolody
O Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé (PR). Foto: Reprodução

Na tarde desta segunda-feira (19), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD-PR), informou que um professor do Colégio Estadual Professora Helena Kolody conseguiu imobilizar o atirador que invadiu a escola. O servidor, que atua na instituição localizada em Cambé, no Paraná, teria passado por um treinamento que foi oferecido a profissionais da rede há cerca de dois ou três meses.

Apesar da declaração do parlamentar, que foi dada em meio a críticas à segurança de unidades de ensino do estado, a polícia não confirmou que algum educador tenha contido o atirador. Segundo o político, o profissional foi treinado em técnicas de segurança pública. No ataque cometido por um ex-aluno, Karoline Verri Alves, de 17 anos, morreu, e seu namorado, Luan Augusto, de 16, foi baleado e está internado em estado gravíssimo.

Ao jornal O Globo, Sidney Silva, secretário de finanças do App Sindicato Londrina, que abrange professores, pedagogos e funcionários da rede da educação estadual e municipal, disse que o governo não ofereceu nenhum treinamento de segurança pública para a prevenção deste tipo de ataque.

“Não teve nenhum curso ou formação específica para casos de ataques a escolas. O que existe é um curso de prevenção de incêndios, mas não para atuar em casos de violência armada”, afirmou.

O curso ministrado pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná com apoio da Polícia Militar do estado, de acordo com o próprio órgão, não prevê nenhum tipo de imobilização ou embate físico com atiradores.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link