Governador do PR não entende Gilmar e cobra desculpas por fala sobre Curitiba

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), cobrou um pedido de desculpas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, mas não entendeu a crítica feita por ele. Durante entrevista ao Roda Viva nesta segunda (8), o magistrado afirmou que “Curitiba gerou Bolsonaro e tem o germe do fascismo”, como uma crítica à Lava Jato.
“Curitiba gerou Bolsonaro. Curitiba tem o germe do fascismo. Inclusive todas as praticas que desenvolvem. Investigações a sorrelfa e atípicas. Não precisa dizer mais nada. Não é por acaso que os procuradores dizem, por uma falta de cultura, que aplicaram o Código Processual do Russo”, afirmou o ministro.
Para o governador, entretanto, a fala de Gilmar foi uma ofensa à capital paranaense e um “ataque gratuito” ao povo do estado. Ratinho Jr. pede ao ministro para “esclarecer” a declaração, alegando que o estado “repudia a corrupção”.
“O ministro Gilmar Mendes certamente vai esclarecer uma fala infeliz, que ataca gratuitamente Curitiba e os paranaenses. O Paraná é terra de gente trabalhadora, que tem como norte o progresso, a lei e que repudia a corrupção e toda e qualquer forma de intolerância e preconceito”, afirmou o governador.
O ministro Gilmar Mendes certamente vai esclarecer uma fala infeliz, que ataca gratuitamente Curitiba e os paranaenses. O Paraná é terra de gente trabalhadora, que tem como norte o progresso, a lei e que repudia a corrupção e toda e qualquer forma de intolerância e preconceito.
— @ratinho_jr (@ratinho_jr) May 9, 2023
Veja a fala de Gilmar Mendes, incompreendida pelo governador:
"Curitiba gerou o Bolsonaro. Curitiba tem o germe do fascismo", afirma Gilmar Mendes no #RodaViva. pic.twitter.com/jEwCWPe9XQ
— Roda Viva (@rodaviva) May 9, 2023