Governador tampão do RJ demite secretário no primeiro dia no cargo

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), assumiu interinamente o governo do estado durante a viagem oficial de Cláudio Castro a Portugal e, logo no primeiro dia no cargo, exonerou o secretário estadual de Transportes, Washington Reis (MDB).
A demissão, publicada em edição extraordinária do Diário Oficial desta quinta-feira (3), confirma os rumores que circulavam nos bastidores e sinaliza que Bacellar está disposto a usar a interinidade para mover suas peças no tabuleiro político fluminense.
A saída de Reis escancara a crise interna na base governista. Nos últimos meses, a relação entre Bacellar e o agora ex-secretário vinha se deteriorando, culminando na aprovação, pela Alerj, da convocação de Washington Reis para depor na CPI da Transparência. A comissão, criada por aliados de Bacellar, investiga supostas irregularidades no governo estadual. Durante a votação, o deputado estadual Rosenverg Reis (MDB), irmão de Washington, protagonizou uma discussão acalorada com Bacellar e chegou a afirmar que pediria ao irmão para não comparecer à comissão.