Apoie o DCM

Governo Bolsonaro ainda não definiu compra de seringas e agulhas para vacinação contra covid-19

Do Globo

Bolsonaro.
Imagem: SERGIO LIMA/AFP

Próximo do fim do ano, o Ministério da Saúde ainda não decidiu sobre compras de insumos —  incluindo seringas e agulhas —  necessários para a vacinação contra a Covid-19. A inação da pasta gerou alerta na indústria de produção de equipamentos para a área de saúde, que teme não ter tempo hábil para atender a demanda da pasta, já que a falta de detalhamento sobre a estratégia de imunização tem prejudicado o planejamento das empresas. Uma encomenda desse tipo de produto poderia levar até 90 dias para ficar pronta, o que atrasaria a campanha de vacinação.

— Esta é uma campanha de vacinação que nunca ocorreu antes, numa dimensão nacional e simultânea, se imaginarmos que existe aprovação de até quatro vacinas, vai ter um período muito concentrado. Isso faz com que a indústria necessite de uma programação diferenciada daquela para o atendimento regular de abastecimento — afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (Abimed), Fernando Silveira.

Na semana passada, o Ministério afirmou que estava em processo de compra de 300 milhões de seringas e agulhas no mercado nacional para aplicação das doses, e outras 40 milhões no mercado internacional.

Apesar do anúncio, no entanto, o Ministério da Saúde não respondeu aos questionamentos do GLOBO sobre os detalhes da licitação, como prazos, preços e se a quantidade de produtos comprados será suficiente para efetuar a vacinação contra a Covid-19 em todo país. (…)