Apoie o DCM

Governo Bolsonaro apoia ditaduras na ONU para enfraquecer Conselho de Direitos Humanos

Bolsonaro em discurso na ONU

Da coluna de Jamil Chade no UOL:

O governo brasileiro apoiou nesta segunda-feira uma resolução proposta por ditaduras para enfraquecer o papel da ONU no questionamento dos direitos humanos em países. O projeto foi apresentado por China, Cuba, Venezuela, Irã e Síria e tem como objetivo transformar o foco do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas para ser apenas um fórum de cooperação, reduzindo seu papel de monitoramento de eventuais abusos e violações.

O texto ainda pede que o “diálogo construtivo” seja a base da relação da ONU com os governos, uma forma de alertar que não aceitarão ser alvos de críticas. Alguns dos principais co-patrocinadores são justamente os governos mais questionados pelos relatores.

Nos últimos meses, o governo de Jair Bolsonaro passou a ser alvo de uma enxurrada de questionamentos internacionais, denúncias e acusações nos diferentes órgãos da ONU. A reação do Itamaraty tem sido a de deslegitimar as críticas e ataques contra os relatores. Até mesmo a alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, foi alvo de críticas por parte do presidente, em ofensas à sua família.

(…)