Governo Bolsonaro autorizou requerimentos de mineração ilegal em terras indígenas da Amazônia

Do Globo:
A Agência Nacional de Mineração (ANM) aprovou pelo menos 58 requerimentos de pesquisa ou lavra de minério em terras indígenas da Amazônia, apesar de a atividade ser proibida. O dado é de um levantamento realizado pelo projeto Amazônia Minada, do InfoAmazonia, que considerou os requerimentos válidos no dia 10 de novembro.
De acordo com a análise, mais de 3 mil requerimentos minerários que estão sobrepostos a terras indígenas da região da Amazônia Legal tramitam no sistema da agência do governo. A equipe do projeto investigou por dois meses os dados para chegar aos 58 requerimentos que foram concedidos. Os estados com mais autorizações foram Mato Grosso, com 22, e Pará, com 21. O GLOBO entrou em contato com a Agência Nacional de Mineração (ANM), mas não obteve retorno até o momento.
O levantamento mostrou ainda que a empresa Anglo American Níquel recebeu a maior parte das permissões (27) para pesquisar cobre em áreas sobrepostas a terras indígenas dos dois estados. A TI Sawré Muybu (Pimental), no sudeste do Pará, na qual vive o povo Munduruku, foi o principal alvo.
(…)