Apoie o DCM

Governo Bolsonaro diz que gráfico fake utilizado em vermífugo contra covid-19 foi usado “de forma ilustrativa”

Gráfico fake usado pelo governo. Foto: Reprodução

Nesta segunda (19), Marcos Pontes, ministro da Ciência e da Tecnologia, anunciou o vermífugo nitazoxanida com “eficácia” na “redução da carga viral na fase precoce da doença”.

Os dados que provam a suposta comprovação científica, assegurada pela propaganda, não foram mostrados.

Pelo contrário, o governo usou um gráfico fake, do banco de imagens shutterstock, para representar que o remédio é “comprovado cientificamente”.

Após pressão e o presidente ser chamado de “charlatão”, o ministério assumiu que o gráfico foi usado “de forma ilustrativa” e que não representa dados reais.

Confira a nota do Ministério da Ciência e Tecnologia na íntegra:

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) esclarece que o gráfico usado no vídeo apresentado no evento de anúncio dos resultados dos ensaios clínicos com a nitazoxanida não faz parte dos dados do estudo e aparece apenas de forma ilustrativa. O resultado qualitativo apresentado hoje é, obviamente, baseado em dados e estudos completos de posse dos pesquisadores responsáveis. No momento, o MCTI e os coordenadores do estudo não podem divulgar ainda os números e cálculos do estudo para preservar seu ineditismo, já que ele foi submetido a uma revista internacional, o que limita a publicação. Entretanto, a Covid-19 continua a avançar no Brasil e, no papel de médicos e cientistas, foi feita a decisão de não omitir o resultado qualitativo de um estudo de extrema importância, que pode ajudar a salvar vidas enquanto aguardamos a vacina. Depois da publicação do artigo científico, faremos uma apresentação técnica para os interessados, mostrando todos os números, cálculos, equações, métodos etc.