Governo Bolsonaro é reprovado por 59%, diz pesquisa Atlas

Do Valor:
A popularidade do presidente Jair Bolsonaro voltou a cair em janeiro, com o recrudescimento da pandemia e o fim do auxílio emergencial, e 59,1% dos brasileiros desaprovam seu gestão, segundo pesquisa do instituto Atlas divulgada nesta terça-feira. Outros 37,9% a aprovam e 3% não quiseram ou não souberam responder. O cenário registrado pela pesquisa assemelha-se ao do início da pandemia, em abril de 2020, quando 58% desaprovavam e 38% aprovavam a gestão Bolsonaro. A desaprovação aumentou no mês seguinte, para 65%, mas depois caiu para 51% em agosto e ficou estável até o fim do ano passado.
O maior descontentamento com o governo é registrado entre as pessoas que ganham até R$ 2 mil por mês (63% de desaprovação) e entre os mais ricos, com renda mensal superior a R$ 10 mil (65%). A avaliação do governo Bolsonaro também piorou no início deste ano. Dos entrevistados, 53,4% consideram a gestão ruim ou péssima; 27,9%, ótima ou boa; e 18,7%, regular.
Bolsonaro começou seu mandato com 39% das pessoas avaliando seu governo como ótimo ou bom e 23% como ruim ou péssimo, em fevereiro de 2019. No fim do primeiro ano do mandato, a avaliação negativa já era maior do que a positiva, com 42% de ruim ou péssimo e 27% de ótimo ou bom. Nos primeiros meses da pandemia, a avaliação positiva do governo atingiu seu menor patamar. Em abril de 2020, ainda no início da crise sanitária, 21% dos brasileiros avaliavam a gestão Bolsonaro como ótima ou boa e 49% como ruim ou péssima. A percepção negativa aumentou em maio (58%), mas depois caiu e se estabilizou entre agosto e novembro (46%).
(…)
Leia também: Com governo caindo nas pesquisas, Bolsonaro é repudiado por 60% das mulheres