Governo Bolsonaro não vai mudar por Biden, diz Ernesto Araújo que espera “compreensão mútua”

Do Globo:
O governo do presidente Jair Bolsonaro, um dos maiores apoiadores de Donald Trump e seus ideais, quer que o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, saiba que Brasília não pretende mudar de postura após a troca de poder em Washington. Por outro lado, espera que o democrata se dê conta de que o Brasil e os Estados Unidos têm muitos interesses comuns — entre os quais a promoção da democracia e da segurança na América Latina. Segundo o chanceler Ernesto Araújo, os países não estão em campos opostos no que diz respeito à preservação do meio ambiente, apesar das críticas maciças de Biden e sua equipe às políticas ambientais do governo Bolsonaro.
— Esperamos que o novo governo americano perceba nosso governo pelo que ele realmente é, por aquilo que o povo brasileiro é e pretende — disse Araújo na quinta, em uma entrevista no seu escritório em Brasília. — Ambas as partes devem fazer um esforço para se compreender mutuamente.
A sitonia fluiu facilmente com a gestão Trump, disse Araújo, não apenas pela amizade do líder americano com Bolsonaro, mas porque Trump entendeu que os brasileiros tomaram uma decisão ao eleger seu presidente. Em troca do alinhamento brasileiro com posições dos EUA, Trump pôs fim à proibição da importação de carnes nacionais e apoiou a candidatura brasileira para ingressar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Foram ainda firmados acordos de cooperação em defesa e exploração espacial.
(…)