Apoie o DCM

Governo Bolsonaro pediu aproximação da Otan

O presidente Jair Bolsonaro empossa o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, durante cerimônia de nomeação dos ministros de Estado, no Palácio do Planalto. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Do blog de Jamil Chade no UOL:

O Brasil pediu uma aproximação à Otan, a aliança militar do Atlântico Norte liderada pelo governo dos EUA. A intenção foi mencionada pelo chanceler Ernesto Araújo em uma reunião fechada com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, no início do ano.

Procurado por este blog, o Itamaraty se recusou a comentar, pelo caráter sigiloso do conteúdo do encontro e dos telegramas produzidos a partir da reunião. Mas três fontes diferentes que tiveram acesso a um relato do encontro confirmam que houve uma proposta de aproximação por parte do Brasil.

Ao longo dos últimos anos, a Otan passou a estabelecer relações com países fora de sua esfera geográficas. Desde 2013, o governo colombiano passou a colaborar com a aliança. Mas foi em 2018 que Bogotá, oficialmente, aderiu como “sócio global” da entidade. A Colômbia, portanto, foi o primeiro e único país latino-americano a integrar o grupo militar.

O movimento por parte do Brasil, porém, vem num momento em que o governo de Donald Trump atua para reduzir a conta paga por Washington para a entidade, solicitando que os europeus também aumentem suas contribuições à entidade (…)