Apoie o DCM

Governo Bolsonaro, via Receita, quer processar Dino por trazer respiradores da China

Flávio Dino e um desclassificado

Da Coluna Painel de Camila Mattoso na Folha de S.Paulo.

A Receita Federal afirma que a operação feita pelo governo do Maranhão para trazer 107 respiradores da China foi ilegal, e por isso tomará as medidas legais cabíveis contra as pessoas envolvidas.

Revelada pelo Painel, a operação envolveu o envio dos respiradores para a Etiópia, para escapar dos radares dos Estados Unidos e Europa, e o fretamento de um avião de Guarulhos para São Luís. Segundo os envolvidos, o desembaraço na Receita foi feito no Maranhão, e não em São Paulo, para evitar o risco de que os equipamentos fossem retidos.

A estratégia foi montada depois que o governo do Maranhão, comandado por Flávio Dino (PC do B), reservou respiradores três vezes e foi atravessado pelo governo federal, pela Alemanha e pelos Estados Unidos. Dino tem afirmado que a estratégia só foi adotada após pedidos de ajuda terem sido recusados pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido).

(…)

Respiradores dentro de avião, a caminho de São Luis – Arquivo pessoal

Flávio Dino se manifestou sobre esse absurdo. Disse que o Maranhão não cometeu nenhuma ilegalidade e que não aceitará pressão. Leis mais nesta nota.

O deputado federal Márcio Jerry, aliado de Dino, também protestou:

“É gravíssimo: governo de Jair Bolsonaro querer impedir que vidas sejam salvas no Maranhão. É um absurdo inaceitável que burocratas da Receita Federal sejam obrigados a perder tempo perseguindo salvar vidas”

Para ele, a responsabilidade é de Bolsonaro:

“O governo de Jair Bolsonaro tem sido negligente e irresponsável desde o início da pandemia e essa atitude contamina alguns subordinados que também agem para impedir ações em defesa da vida. Face da crueldade que marca alguns agentes nesse instante grave, em que a vida luta contra a morte no meio de uma pandemia. Se não querem ajudar, por favor não atrapalhem”, complementou.

É razoável suspeita que tenha sido o próprio Bolsonaro a dar ordens para a Receita punir o governo que está tentando proteger a sua população.