Governo confirma 43 casos de intoxicação por metanol no país; 39 só em SP

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (1º) que foram registrados 43 casos de intoxicação por metanol no Brasil após consumo de bebidas alcoólicas. Segundo o Cievs (Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), 39 ocorrências foram notificadas em São Paulo, com 10 confirmadas e 29 em investigação, além de quatro registros em análise em Pernambuco. Com informações da Folha de S.Paulo.
Ainda de acordo com o Cievs, quatro casos suspeitos foram descartados. Houve uma morte confirmada em São Paulo relacionada à intoxicação por metanol, e outros sete óbitos seguem sob investigação — cinco no estado paulista e dois em Pernambuco. O monitoramento busca identificar a origem das bebidas adulteradas.
Para coordenar a resposta ao problema, o governo federal criou uma sala de situação. O grupo reúne representantes dos ministérios da Saúde, Justiça e Agricultura, além do Conass, Conasems, Anvisa e autoridades estaduais. O objetivo é organizar medidas imediatas de vigilância e prevenção diante do risco à saúde pública.