Governo de Doria diz que leitos de UTI podem acabar em 28 dias

Do G1 SP.
O estado de São Paulo pode esgotar sua capacidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 28 dias, caso o ritmo atual de novas internações por Covid-19 se mantenha. O cálculo, feito pelo governo estadual, foi apresentado em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (22).
O governo paulista anunciou, durante o evento, novas restrições para tentar conter o avanço do coronavírus. As cirurgias eletivas estão canceladas em todos os hospitais públicos e conveniados do estado e o Hospital de Campanha de Heliópolis, na capital, será reativado.
Além disso, a quarentena no estado vai ficar mais restritiva à noite e aos finais de semana. O governador, João Doria (PSDB), prometeu ainda abrir mais de 750 novos leitos para vítimas da Covid-19 até o dia 25 de fevereiro
“Estamos abrindo 756 novos leitos de UTI em São Paulo e estamos reativando o Hospital de Campanha de Heliópolis para enfrentar essa segunda onda da pandemia em São Paulo e especialmente na Região Metropolitana. Serão reabertos 450 novos leitos de enfermaria e 306 de UTI em hospitais do estado de São Paulo”, disse o governador.
“Reabriremos também o hospital de campanha no AME de Heliópolis com 24 leitos de UTI, previsto para iniciar sua operação no dia 25 de fevereiro. Se for possível, abriremos antes”, completou.
O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que o cancelamento das cirurgias eletivas vale para pacientes cujas vidas não dependem do procedimento cirúrgico.
(…)