Apoie o DCM

Governo de São Paulo muda presidência da Sabesp para viabilizar privatização

Reportagem de Gabriela Sá Pessoa , Taís Hirata e Fabrício Lobel na Folha de S.Paulo.

O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), trocou o comando na Sabesp, empresa responsável pelo saneamento básico no estado. O engenheiro Jerson Kelman deixará a presidência da companhia. Em sem lugar, assume Karla Bertocco, subsecretária da Secretaria de Governo.

França tem feito mudanças no secretariado, priorizando nomes de sua confiança. O governador mexeu nas pastas da Agricultura, Planejamento e na Procuradoria-Geral.

Segundo a Folha apurou, pressão de prefeitos pode ter contribuído para a saída de Kelman. Algumas prefeituras pleiteavam, na renovação de contratos, garantir que receberiam parte da receita da Sabesp dentro de novas condições, incluindo termos como antecipação de receitas por parte do que a Sabesp recebe pela prestação de serviços ou percentuais maiores de participação dessas receitas. 

Kelman se opunha aos termos por considerar que extrapolam o escopo de atendimento de uma empresa de água e saneamento. 

(…)

A indicação de Bertocco sinaliza uma continuidade ao processo de capitalização da Sabesp —ela vinha atuando ao lado de Kelman no processo e, em 2017, atuou nas negociações que levaram à aprovação de uma lei para permitir a criação de uma holding para atrair investidores privados ao setor de saneamento.

Essa empresa controladora, da qual a Sabesp será uma subsidiária, é controlada pelo governo do estado de São Paulo. A ideia é vender participações do grupo para levantar recursos —a maioria das ações com direito a voto ficará nas mãos do estado.

Com o projeto de lei aprovado no Legislativo, ainda resta estruturar o modelo de capitalização —ou seja, a atração dos entes privados.

(…)

Karla Bertocco, nova presidente da Sabesp. Foto: Alesp/Divulgação