Governo de São Paulo quer diminuir quarentena de 14 para 10 dias, afirma David Uip

Publicado em 17 março, 2020 5:37 pm
David Uip em coletiva de imprensa sobre coronavírus. Foto: Reprodução

Da Folha:

A equipe de combate ao coronavírus no estado de São Paulo deve sugerir ao governo federal a mudança do período de quarentena, de 14 para 10 dias.

A conclusão foi tomada por médicos que vem acompanhando a evolução dos casos de coronavírus no estado de São Paulo. Isso influenciaria, inclusive, no período que os profissionais da saúde teriam que ficar afastados em caso de contato com infectados.

“Nós vamos sugerir ao Ministério da Saúde que mude o critério do tempo da quarentena, que diminua de 14 para 10. Faz toda diferença no impacto da força de trabalho da saúde”, disse Uip. O homem de 62 anos que morreu em São Paulo começou a ter sintomas no dia 10 e morreu no dia 16.

A decisão se deve à constatação da rápida evolução da doença nos casos no estado de SP, que concentra a maioria dos infectados confirmados. “O que nós imaginávamos do período de incubação de até 14 dias, nós estamos vendo que o período de incubação é mais curso. A média é de 3 a 8 dias”, disse.

(…)

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!