Governo diz agora que não haverá mandados de prisão coletivos

Da Folha:

O governo federal recuou do anúncio que havia feito no final da manhã desta segunda-feira (19) e informou no início da noite que não haverá mandado coletivo de prisão na intervenção federal do Rio de Janeiro. “Me referia anteriormente a mandado coletivo de captura. Na verdade, o mandado coletivo é de busca e apreensão. Este mandado de busca e apreensão é feito pelas polícias, não é feito pelas Forças Armadas e só é feito a partir de uma ordem judicial e acompanhado pelo Ministério Público”, disse o ministro da Defesa, Raul Jungmann, após reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Mais cedo, Jungmann havia dito que “você precisa ter o mandado de busca e apreensão e captura coletiva”. O ministro justificou os mandados de busca e apreensão coletivos sob o argumento de que, em algumas ocasiões, o serviço de inteligência da polícia não consegue identificar a localização exata do crime. “Muitas vezes a atividade de inteligência toma conhecimento de que um crime está acontecendo num lugar, de que há um tráfico naquele lugar, mas ela não consegue, pelas informações, saber exatamente, onde está acontecendo, em que casa, em que domicílio? Então, é solicitado ao juiz que uma determinada área possa ser objeto, aí sim, de um mandado de busca e apreensão coletivo”, afirmou Jungmann.

O ministro da Defesa também procurou explicar que a intervenção federal não se trata de uma intervenção militar e que a confusão acontece porque o general Braga Netto ocupa tanto a cadeira de interventor como a de comandante militar do Leste. Segundo Jungmann, os militares estão nas ruas do Rio de Janeiro por causa da GLO (Garantia da Lei e da Ordem), em vigor desde o ano passado. A intervenção, de acordo com o ministro, é político-administrativa e não implica necessariamente no uso das Forças Armadas.

(…)

Exército brasileiro. Foto: Divulgação

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Laudo revela causa da morte de publicitário que saiu de sauna gay em SP

O Instituto Médico Legal (IML) divulgou o resultado de sua análise sobre a morte de…

7 minutos ago

VÍDEO: Policiais “coam” drogas jogadas em vaso sanitário no Paraná

Na manhã da última segunda-feira (29), policiais civis apreenderam drogas sintéticas em uma casa em…

9 minutos ago

Viúvo de Walewska cobra aluguel dos pais da jogadora por parte de apartamento

Após a morte de Walewska Oliveira, em setembro passado, uma contenda sobre seu espólio veio…

1 hora ago

VÍDEO – Motociclista é filmado assediando mulher em rua de Manaus (AM)

Uma mulher foi vítima de importunação sexual enquanto caminhava pelo bairro Dom Pedro, em Manaus,…

1 hora ago

Mulher se passava por médica para cobrar R$ 450 de pacientes em Maceió

A Polícia Civil de Alagoas indiciou Helenedja Oliveira por exercício ilegal da profissão médica em…

2 horas ago

Susana Vieira revela ter sido assediada por vizinho: “Não era normal”

Susana Vieira, de 81 anos, revelou em sua biografia “Susana Vieira: Senhora do Meu Destino”…

2 horas ago