Governo do México denuncia criminalmente igrejas por lavagem de dinheiro

Do UOL:
O governo do México denunciou criminalmente um grupo de igrejas por suposta lavagem de dinheiro e evasão de impostos, anunciou nesta terça-feira a Unidade de Inteligência Financeira (UIF).
As organizações religiosas “omitiram do fisco seus rendimentos e, portanto, geraram riqueza de forma ilegal, colocando-as em processo de prática de crimes fiscais e operações com recursos de origem ilícita”, assinala o comunicado da UIF, que não revela o nome das associações, nem o montante das operações. Segundo a revista “Proceso”, um dos alvos da denúncia é a igreja A Luz do Mundo, cujo líder está preso nos Estados Unidos, acusado de pederastia.
Segundo a UIF, as organizações investigadas realizam “atividades com fins predominantemente lucrativos, como a compra de imóveis e ações e a cobrança de juros”, que não têm relação com seu objetivo social. “Enviam recursos financeiros em quantidades significativas (…) mediante transferências internacionais, pessoas físicas e jurídicas em países classificados como paraísos fiscais.” Também foram detectadas “transferências de valores muito elevados para o pagamento de bens ou serviços de luxo”.
(…)