Após Enem, governo Bolsonaro exonera diretor de gestão do Inep

O governo exonerou Alexandre Avelino Pereira do cargo de diretor de gestão e planejamento do Inep, órgão responsável pela aplicação do Enem. Alexandre Pereira atuava como diretor da entidade desde maio de 2021.
A mesma portaria que o exonerou nomeou Jofran Lima Roseno para o cargo, que tem, entre suas atribuições, cuidar da logística dos exames realizados pelo Inep. A decisão, assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, foi publicada no “Diário Oficial da União” de quarta-feira (19). Com informações do G1.
A mudança no alto escalão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira acontece após a conclusão do Enem 2021, que foi realizado em meio a uma crise histórica que levou 37 servidores da entidade a renunciarem a seus cargos.
Leia também:
1; Inquérito que investiga vazamento de operação para Flávio Bolsonaro é travado
2; VÍDEO – Felipe Neto tem crise de pânico e desiste de viagem: “Não tinha há anos”
3; Holiday e Waack assinam carta em apoio a Antonio Risério
Pressão no Inep
Em novembro, poucas semanas antes do início da aplicação do Enem, servidores do Inep denunciaram o risco de prejuízos à prova, alegando “falta de comando técnico” da presidência da entidade. Eles alegaram haver uma tentativa de interferência no conteúdo das provas e “risco ao sigilo” do exame.
Também relataram que sofreram pressão psicológica e vigilância velada na formulação do exame para que evitassem escolher questões polêmicas que eventualmente incomodariam o governo Bolsonaro.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.