Governo lança FGTS Digital e promete facilitar a vida dos empregadores

A plataforma FGTS Digital começa a operar nesta sexta-feira (1º), visando simplificar e agilizar o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pelos empregadores. Com a integração dos dados do e-Social, a nova ferramenta permite gerar guias personalizadas com informações dos contratos e folhas de pagamento dos funcionários.
Os empregadores poderão acessar a plataforma no site do Ministério do Trabalho usando a conta gov.br. A promessa é de maior facilidade na emissão e personalização das guias, além de agilidade no processo de individualização dos depósitos nas contas vinculadas dos trabalhadores.
Com a ferramenta, será possível também realizar o pagamento de FGTS em atraso de vários meses em uma única guia, calcular automaticamente a multa do FGTS com base no histórico de remunerações do e-Social e fazer a recomposição de salários de períodos anteriores, além do pagamento da indenização compensatória.
Segundo o Ministério do Trabalho, o FGTS Digital representa uma economia de tempo para os empregadores, estimada em 36 horas mensais, além de redução de custos operacionais em R$ 144 milhões por ano. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, destaca que a plataforma traz modernização, transparência e eficiência para as empresas, contribuindo para a redução do custo Brasil.