Governo Lula decide que Polícia Federal não participará de desfile do 7 de Setembro

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu tirar a Polícia Federal do desfile cívico do 7 de Setembro. A instituição costumava participar, mas foi comunicada pela Presidência que não faria parte da cerimônia neste ano, segundo informações da Folha de S.Paulo.
O diretor-geral da PF, Andrei Passos, enviou um ofício para as superintendências nos estados comunicando a decisão. No entanto, não há objeção à participação dos dirigentes das unidades nos estados, caso sejam convidados.
Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o desfile do 7 de Setembro foi politizado e ganhou um tom golpista e ameaçador à democracia. Agora, o Palácio do Planalto tenta remodelar o evento que celebra o Dia da Independência do Brasil.
Auxiliares do governo também disseram que a PF não será a única que deixará de participar do desfile. A ideia é fazer uma cerimônia menor do que nos anos anteriores.
A saída da PF do desfile ocorre em um momento que a instituição tenta se afastar e se contrapor aos militares. Além disso, a corporação trava uma disputa com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) pela segurança de Lula.