Apoie o DCM

Governo Lula quer unificar concursos para órgãos federais com modelo similar ao Enem

O presidente Lula e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo Lula estuda criar uma prova nacional para unificar concursos públicos para cargos federais. A medida está sendo desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, chefiado por Esther Dweck, que deve apresentar a proposta a possíveis órgãos interessados. A informação é da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.

A prova deve ter um modelo inspirado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com perguntas de conhecimentos gerais e específicas, relacionadas às áreas dos candidatos. O exame deve ser levado a localidades mais remotas do país e gerar um custo mais acessível.

Estudo provisório da pasta prevê que 180 cidades vão receber o exame, a maioria delas no Nordeste, Norte e Sudeste. Para a ministra, a medida “é um processo de democratização” e “reforça o fortalecimento do Estado brasileiro”.

“A gente tem feito conversas, vários órgãos se interessaram, mas ainda não está tudo pensado. O modelo ainda não está fechado, mas já temos muitos pontos pensados para apresentar. Amanhã ainda é um dia de escuta. Existe um grupo do governo muito empenhado em fazer isso”, diz Dweck.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e a AGU (Advocacia-Geral da União) já foram consultados sobre a viabilidade do projeto. O novo modelo será usado para preencher órgãos federais que estão há muito tempo sem concursos ou que têm as provas realizadas em grandes cidades.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link