Apoie o DCM

Governo mexicano eleva para 60 mil o número de desaparecidos durante guerra ao narcotráfico

Narcotráfico. Foto: Reprodução

Do El País:

Sem estabelecer uma cifra definitiva, o Governo mexicano elevou para 60.053 o número de pessoas desaparecidas durante a guerra ao narcotráfico. Trata-se de um aumento de 50% com relação a cálculos anteriores. A cifra, que conta os casos denunciados entre 2006 e 2019, poderia ser ainda maior. Dos 31 Estados mexicanos, pelo menos 10 continuam em “processo de entrega de informação”, outros oito “seguem atualizando a informação e revisando a informação histórica”, e 13 estão “revisando informação histórica”.

As frases entre aspas são de Karla Quintana, que desde o final de 2018 é a comissária nacional de busca de pessoas desaparecidas no México. Quintana se encarregou de apresentar os dados nesta segunda-feira ao lado do subsecretário de Direitos Humanos da Secretaria do Governo (Casa Civil), Alejandro Encinas, e da titular dessa pasta, Olga Sánchez Cordero. “A informação certamente variará”, observou Quintana.

A incógnita agora diz respeito ao tamanho da defasagem dos Estados atrasados. Ou, melhor dizendo, dos Ministérios Públicos estaduais, que são os encarregados de reunir e sistematizar a informação. Entre os dez que ainda continuam em processo de entrega de informação aparecem por exemplo Guanajuato e Morelos, que há anos vivem um recrudescimento dos homicídios.

A cifra oferecida pelo Governo é, em todo caso, o primeiro dado concreto de pessoas desaparecidas durante os seis anos do mandato presidencial anterior, quando a estimativa rondava os 40.000 indivíduos sem paradeiro determinado. Familiares de desaparecidos e organizações recordaram ao Governo, entretanto, que a contagem não é perfeita, e não só por causa do atraso nos dados de alguns Estados. A organização Dados Cívicos, que acompanha de perto o processo de criação do registro de desaparecidos e o mapeamento de fossas clandestinas em todo o país, criticou na segunda-feira a falta de explicações do Governo em relação à metodologia empregada na contagem.

(…)