Governo suspendeu repasses para 40 leitos de UTI em Chapecó, que está em colapso por causa da Covid
Do NSC Total

O Ministério da Saúde suspendeu, nos últimos dois meses, repasses para 40 leitos de UTI-Covid em Chapecó. Por falta de previsão orçamentária, a habilitação dos leitos não foi renovada. A informação é da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), que encaminhou um ofício à Comissão de Orçamento pedindo a liberação urgente de recursos extras para a saúde.
A falta de reabilitação atingiu 35 leitos em dezembro em Chapecó, e mais cinco tiveram o repasse de verbas federais suspenso em janeiro. Os custos têm sido cobertos principalmente pelo Governo do Estado, mas a deputada alerta que, em muitos casos, os hospitais estão sendo obrigados a suspender a oferta por falta de recursos. O problema atinge todo o país.
O impasse ocorre porque o governo federal não incluiu recursos específicos na saúde para o combate à Covid-19 no orçamento de 2021. No ano passado, a verba para a habilitação de novos leitos veio da chamada PEC de Guerra, que estabeleceu medidas emergenciais de enfrentamento. Essa PEC perdeu a validade. (…)