Apoie o DCM

Governo Witzel faz ‘pacote de promessas’ após crise da água no Rio de Janeiro

Wilson Witzel: (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Do G1 Rio e TV Globo.

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) deu início à aplicação de carvão ativado no sistema de tratamento de água do Guandu nesta quinta-feira (22). Além da solução de curto prazo – colocada em funcionamento com anos de atraso – a empresa e o governo do estado também anunciaram várias medidas para os próximos anos como soluções para evitar crises como a que vive a Região Metropolitana, com reclamações há mais de 20 dias de água com cor, gosto e cheiro de terra.

(…)

Nesta quinta, o presidente da Cedae, Hélio Ferraz, e o governador Wilson Witzel prometeram tirar do papel um antigo projeto de transposição dos rios Ipiranga, Poços e Queimados, que hoje desaguam esgoto na bacia do Guandu.

Segundo o projeto, a obra prevê a canalização dos rios por baixo da Estação de Tratamento do Guandu, com escoamento na frente da barragem principal. O esgoto continuaria existindo, mas não passaria mais pela estação.

O prazo estimado é de dois anos e meio, ao custo de R$ 90 milhões, e a Cedae vai iniciar procedimento licitatório. Após a contratação da empresa – sem prazo divulgado –, as obras devem ser executadas em quase dois anos.

(…)