Apoie o DCM

Grafite de Marielle Franco é alvo de vandalismo sexista em Curitiba

DO PARANÁ PORTAL

Um grafite com a imagem de Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro em março de 2018, foi alvo de vandalismo em Curitiba. Foram pichados dois símbolos masculinos, o órgão genital e o símbolo de Marte, alusivo ao deus da guerra na Roma Antiga, além da palavra “lixo”. Segundo o Instituto Aurora, os olhos, o nariz e a boca de Marielle já tinham sido tapados com uma tinta prateada há pelo menos dois meses. O flagra mais recente foi feito pelo jornalista Andrea Torrente neste domingo (14) na Rua Presidente Faria, no Centro, e apurado pelo Paraná Portal.

O grafite, feito em agosto de 2019, foi um dos resultados de um trabalho de parceria do Instituto com o Colégio Estadual Tiradentes, sob coordenação do artista Cleverson Café. Por meio de um financiamento coletivo, que reuniu R$ 4 mil para viabilizar o projeto, 45 alunos do Ensino Médio puderam ter oito encontros, além da realização da pintura, para discutir as mulheres defensoras dos direitos humanos e masculinidade dissociada de violência.
“Essas situações às vezes acontecem com os grafites na rua, mas o choque maior é mais por saber que o ataque não foi por simplesmente não gostar do grafite. Tem todo o símbolo dessa questão de apagar a história dela, o que ela representa, de calar ela e as pessoas que carregam o discurso dela. É triste e lamentável”, avalia Café, que já produz pinturas há 20 anos e assina centenas de obras em Curitiba.
(…)