Apoie o DCM

“Grande perigo”: Temporais no RS se estendem e onda de calor atinge Sudeste; veja as previsões

Carro parado em meio a alagamento causado pela cheia do rio Taquari durante o temporal em Encantado, no Rio Grande do Sul. (Foto: Diego Vara)

Os temporais que vêm atingindo o Rio Grande do Sul continuam a se expandir para Santa Catarina nesta sexta-feira (3), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu um alerta de “Grande Perigo” para chuvas acumuladas acima de 100 mm/dia entre os dois estados. As chuvas, que começaram no último dia 27, devem se intensificar nesta sexta e só começar a diminuir a partir de sábado (4). No entanto, o alto nível dos rios e a saturação do solo exigem atenção.

A meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, explicou que a persistência de um bloqueio atmosférico mantém as chuvas no Sul do Brasil. Segundo ela, esse bloqueio provoca chuvas intermitentes em diferentes partes da região. “Na quinta-feira, houve um deslocamento que está levando as chuvas para Santa Catarina. A tendência é que enquanto tiver esse bloqueio, os sistemas transientes vão atuando e favorecendo essas chuvas”, disse ela. O alerta do Inmet agora inclui áreas do norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com possibilidade de retorno para Porto Alegre.

Além dos temporais, o Inmet também emitiu um alerta de “Perigo Potencial” para uma onda de calor no Espírito Santo e um alerta de “Grande Perigo” para ondas de calor nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Minas Gerais e São Paulo estão entre os mais afetados pelo calor. As temperaturas podem ficar 5ºC acima da média, com riscos para a saúde e interrupção de atividades diárias.

Os temporais no Sul e a onda de calor no Centro-Oeste e Sudeste também trazem riscos significativos. As chuvas intensas podem causar ventos de 60 a 100 km/h, queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, grandes deslizamentos e alagamentos. No Rio Grande do Sul, o número de mortos pelos temporais subiu para 29, com pelo menos 60 pessoas ainda desaparecidas. No Espírito Santo e em partes de Minas Gerais, a onda de calor foi classificada como “Perigo Potencial”, com temperaturas elevadas e um aumento do risco de problemas relacionados ao calor extremo.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link