Greve de ônibus em SP é suspensa após sindicato e empresas entrarem em acordo

O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas) e as empresas de ônibus da capital chegaram a um acordo na quarta-feira (5) para suspender a greve prevista para sexta-feira (7). A decisão foi tomada durante uma audiência de conciliação, onde ficou definido que as negociações sobre reajustes salariais e benefícios serão retomadas em uma mesa técnica no Tribunal de Contas do Município (TCM).
A suspensão definitiva da greve será decidida em uma assembleia dos trabalhadores na manhã desta quinta-feira (6). “Caso a suspensão da greve seja aprovada em assembleia, a entidade no período das negociações permanecerá em estado de greve para realização de ações de mobilização junto à categoria”, afirmou o sindicato em nota. A mudança de postura do sindicato ocorreu após reunião com o presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Leite (União Brasil), que sugeriu a abertura da mesa de negociação no TCM.
A categoria dos trabalhadores de ônibus havia anunciado a possibilidade de greve na segunda-feira (3), devido a um impasse nas negociações de reajustes salariais e benefícios. Os empregados pedem reajuste de 3,69% pelo IPCA (inflação oficial), mais 5% de aumento real e reposição das perdas salariais na pandemia, enquanto o setor patronal ofereceu 2,77% e recomposição pelo Salariômetro da Fipe. A audiência de conciliação foi motivada por um pedido da Prefeitura de São Paulo para garantir a operação de 100% da frota de ônibus nos horários de pico durante a greve e ao menos 80% no restante do dia.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link