Apoie o DCM

Greve dos lixeiros contra Reforma da Previdência leva sujeira às ruas de Paris

Greve dos lixeiros contra Reforma da Previdência leva sujeira às ruas de Paris. Foto: AFP

De Daniella Franco no site da RFI.

Lixeiras que transbordam, calçadas sujas, cheiro insuportável: as ruas da capital francesa também enfrentam a revolta dos trabalhadores contra a reforma da Previdência que o governo pretende adotar. Há dez dias, lixeiros e agentes de limpeza realizam uma greve sem previsão para ter fim.

Após a paralisação dos transportes públicos, agora é a vez dos lixeiros pressionarem o governo. Nas calçadas de Paris e região, toneladas de detritos se acumulam. Seis dos sete fornos de incineração de lixo também pararam de funcionar.

Lixeiros e agentes de limpeza são contra o projeto de reforma da Previdência do governo francês, que promete uniformizar os 42 diferentes regimes de aposentadoria existentes. Se for aprovado, o plano do Executivo prevê eliminar o reconhecimento da periculosidade da profissão, um mecanismo que permite que a categoria possa atualmente se aposentar mais cedo. Um dos argumentos utilizados é que a esperança de vida dos lixeiros é sete anos menor do que a média nacional.

(…)