Grok, IA de Elon Musk, prevê que Bolsonaro tem até 80% de chance de ser preso

O Grok, desenvolvido pela xAI, empresa de Elon Musk, estimou que Jair Bolsonaro (PL) tem entre 70% e 80% de chances de ser preso. A projeção foi divulgada no X, após um internauta questionar a IA sobre as probabilidades de condenação do ex-presidente por tentativa de golpe de Estado. “Probabilidade: 70-80%, dependendo do veredito”, respondeu o Grok, com base nas investigações em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF) e nas medidas cautelares já impostas a Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica.
A resposta citou o parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que pediu a condenação de Bolsonaro e outros sete investigados por crimes como tentativa de golpe, organização criminosa armada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Segundo o Grok, a possível pena pode ultrapassar 40 anos.
Ao ser questionado sobre uma “aposta” na prisão do ex-presidente, o sistema respondeu: “Estimo odds de 3:1 a favor da prisão, se condenado”. A IA também afirmou que, apesar da pressão internacional, especialmente dos Estados Unidos, o veredito ainda deve demorar.

