Apoie o DCM

Grupo de brasileiros que veio da China está ‘bem de saúde’, diz militar sobre quarentena

REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Image caption
Brasileiros na China fazem vídeo pedindo que governo de Jair Bolsonaro os retirem de país afetado pelo surto do coronavírus

De Felipe Amorim no UOL.

Os 34 passageiros resgatados de Wuhan, epicentro da epidemia do coronavírus na China, estão “muito bem de saúde”, segundo informou representante do ministério da Defesa após o pouso das duas aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) na base aérea de Anápolis, em Goiás. Os aviões pousaram por volta das 6h de hoje na cidade goiana, cerca de 37 horas após terem decolado de Wuhan.

“Todos os 34 passageiros estão muito bem de saúde. Estão assintomáticos, não há nenhum sintoma de nenhum tipo”, afirmou o general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, em pronunciamento após a chegada dos repatriados.

Durante a viagem, que teve escalas na Polônia e na Espanha, médicos já haviam monitorado os passageiros e informado que nenhum deles apresentava sintomas da doença até então.

Segundo informações da FAB, após a fase de quarentena, 11 dos 34 passageiros deverão ir a São Paulo. Outros 5 retornarão a Brasília, 4 ao Paraná, 4 a Minas Gerais, 4 a Santa Catarina, 1 ao Rio Grande do Norte, 1 ao Pará e 1 ao Maranhão. Outros 3 brasileiros repatriados são diplomatas que trabalham em Pequim e devem retornar ao posto no futuro.

(…)