Grupo Dia vende todas as lojas por 100 euros e anuncia saída do Brasil

Nesta sexta-feira (31), o grupo varejista espanhol Dia anunciou que venderá seus negócios no Brasil por um valor simbólico de 100 euros, focando-se em mercados mais lucrativos como Espanha e Argentina. A MAM Asset Management, gestora de ativos brasileira pertencente ao Banco Master, comprará a rede de supermercados no Brasil. Antes da venda, o Dia comprometeu-se a transferir 39 milhões de euros para sua unidade brasileira.
A saída do mercado brasileiro resultará em um impacto contábil negativo de 101 milhões de euros para a rede. A decisão segue a estratégia da empresa de reduzir sua dívida financeira líquida, que inclui a recente saída de Portugal, onde operava cerca de 500 supermercados.
Em março, o Dia já havia anunciado o fechamento de mais de 300 lojas e três centros de distribuição no Brasil, mantendo apenas 244 unidades em São Paulo. Além disso, o Tribunal de Justiça de São Paulo anunciou que a 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais aceitou o pedido de recuperação judicial da rede espanhola.
“Desde sua chegada ao Brasil em 2001, o Grupo Dia fez fortes investimentos no país, que não trouxeram o retorno esperado”, afirmou a subsidiária brasileira. A situação levou a empresa a concentrar seus esforços nos mercados espanhol e argentino, onde possui uma posição relevante. Essa estratégia reflete a necessidade de otimizar operações e focar em regiões com melhores resultados financeiros.