Apoie o DCM

Grupos “justiceiros” começam a surgir em SP após onda de assaltos

Pichação com ameaça a ladrões de celular na região da Santa Cecília, em São Paulo. Foto: reprodução

Recentemente, o Centro Expandido de São Paulo, especialmente o bairro de Santa Cecília, tem enfrentado um considerável aumento nos furtos e roubos de celulares. Essa onda de crimes vem resultando em reações extremas, com grupos de supostos ‘justiceiros’ agredindo suspeitos de crimes, ecoando um padrão semelhante ao observado no Rio de Janeiro.

De acordo com relatos de residentes ao Metrópoles, houve casos de espancamento de jovens identificados como ladrões. Em uma situação específica, após um assalto, um motociclista acuou um suspeito contra as grades no entorno do Minhocão. Residentes locais se uniram e participaram da agressão ao indivíduo.

Testemunhas informaram que, no dia seguinte, o mesmo indivíduo com o rosto ferido retornou ao local para perpetrar novos delitos.

Pelo menos cinco testemunhas, em momentos distintos, afirmaram que esse tipo de reação violenta não é um caso isolado, tornando-se mais frequente com o aumento dos assaltos na área.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) reportou que “desde julho, mais de 250 ocorrências foram identificadas e comunicadas ao Poder Judiciário na região central”. Em resposta, o órgão estabeleceu a região central como uma de suas prioridades, aumentando o contingente policial com a adição de 120 policiais militares desde o início do ano.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link