Grupos LGBT reagem a ataques do governo de extrema direita da Polônia

Passeata em Varsóvia teve apoio do prefeito da cidade. “Todos deveriam respeitar os direitos das minorias”, disse o político. Foto: AFP

Da Deutsche-Welle Brasil.

Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas de Varsóvia neste sábado (08/06) em um momento em que o movimento de direitos LGBT da Polônia é alvo de uma campanha do governo nacionalista de direita, que o descreve como uma ameaça à cultura e à família. A prefeitura informou que cerca de 47 mil pessoas participaram do evento.

Diplomatas de Estados Unidos, Canadá e outros países ocidentais continuaram uma tradição recente de participarem da festa, chamada Parada da Igualdade, para mostrar apoio a uma comunidade que vê ameaçados seus direitos em cada vez mais países ao redor do mundo.

Ao abrir a manifestação, o prefeito da capital polonesa, Rafal Trzaskowski, observou que agora é comum administrações de cidades de toda a Europa apoiarem marchas de orgulho LGBT. “Nem todo mundo tem obrigação de ir à Parada da Igualdade, mas todos deveriam respeitar os direitos das minorias”, afirmou Trzaskowski diante da multidão. “É realmente importante para mim que Varsóvia seja uma cidade aberta, que Varsóvia seja tolerante.”

Trzaskowski, do partido de oposição centrista Plataforma Cívica, foi eleito no ano passado, ao derrotar um candidato do partido governista partido Lei e Justiça (PiS). Ele foi duramente criticado por membros do governo polonês neste ano por seus planos de introduzir nas escolas um programa de educação sexual, discriminação e saúde reprodutiva.

Os direitos LGBT se tornaram um tema central do debate político nacional após Trzaskowski publicar uma “declaração dos direitos LGBT”. Em um dos pontos, o texto reiterou o compromisso da cidade de tentar ajudar a encontrar abrigo para jovens gays rejeitados por seus pais. Em outro, prometeu incorporar diretrizes sobre educação sexual e tolerância da Organização Mundial da Saúde (OMS) no sistema escolar de Varsóvia.

(…)

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Após ter liberdade negada no STF, ex-assessor de Bolsonaro afirma ser ‘preso político’

Filipe Martins, ex-assessor especial para Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro, teve seu novo pedido…

20 minutos ago

Polícia investiga desaparecimento de advogada em Petrópolis que dura 80 dias

Anic de Almeida Peixoto Herdy, advogada e estudante de Psicologia de 55 anos, desapareceu após…

27 minutos ago

VÍDEO: Padre acusa gaúchos de ‘abraçar bruxaria’ e os culpa por enchentes

O padre Paulo Silva, da Paróquia São Vicente de Paulo em Nova Andradina (MS), durante…

1 hora ago

VÍDEO – Seinfeld estimula agressão manifestante pró Gaza durante protesto em show: ‘Isso é divertido’

O comediante Jerry Seinfeld teve seu show de stand-up abruptamente interrompido na noite deste sábado…

1 hora ago

VÍDEO: Lucas Fresno chora ao falar sobre RS no Altas Horas

Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno, emocionou-se durante sua participação no programa Altas Horas deste…

1 hora ago

VÍDEO: No Altas Horas, Thedy Correa faz apelo contra fake news sobre RS

O músico Thedy Correa fez um alerta importante sobre as fakes news em relação ao…

2 horas ago