Apoie o DCM

Guedes diz que está “fora de cogitação” ministério prometido por Bolsonaro ao Centrão

Da Coluna de Carla Araújo no UOL:

Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

“Fora de cogitação” e “sem nenhum sentido”. Essas foram duas expressões amplamente usadas nesta terça-feira (2) no Ministério da Economia, em Brasília, sobre a pressão feita pelo Centrão para que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recrie o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reagiu às especulações – que estavam bem fortes, principalmente no Congresso -, e afirmou nos bastidores que as tratativas eram “Fake News”.

No Palácio do Planalto, auxiliares do presidente, que admitiam que a recriação da pasta estava na conta a ser paga ao Centrão pela campanha vitoriosa de Arthur Lira (PP-AL), baixaram o tom diante da resistência de Guedes e afirmaram que Bolsonaro estaria “pensando no assunto”. O tema deve ser um dos abordados no primeiro encontro entre Bolsonaro e o novo presidente da Câmara, que acontece nessa quarta-feira (3).

Na Economia, as reações contrárias à recriação da pasta foram bem contundentes e pessoas próximas a Guedes chegaram a afirmar que o ministro poderia até mesmo desistir do cargo caso as negociações para diminuir seu super-ministério prosperassem.

(…)