Apoie o DCM

Saiba como Paulo Guedes quer controlar a inflação

Paulo Guedes dólar
Paulo Guedes – Foto: Reprodução

O governo Bolsonaro elaborou uma estratégia para controlar a inflação. Segundo o ministro Paulo Guedes (Economia) a pasta pretende zerar a tarifa de importação de produtos de “um ou dois setores” em que estaria havendo reajuste “abusivo” de preços.

Na semana passada, o governo anunciou a redução em 10% das tarifas de importação de cerca de 87% dos itens sujeitos ao imposto de importação, exceto os já abrangidos pelo Mercosul. A medida será válida até 31 de dezembro de 2022. Com informações do Globo.

“Conseguimos baixar 10% (a tarifa de importação), foi uma luta difícil. Podemos aprofundar, pegar alguns itens (em que) particularmente está havendo abuso de reajuste de preço e baixar. Estou tentando sempre fazer tecnicamente o mais correto, uniforme para todos. Mas, de repente, pega um ou dois setores que estão abusivos e você pode zerar a tarifa”, disse Guedes em evento promovido por um banco, em São Paulo.

Leia também:

1- PL não queria Bolsonaro candidato

2- Chance de Alckmin ser vice de Lula vira assunto em Brasília

3- Quem será o candidato de Bolsonaro no Rio de Janeiro

Guedes tem medo de perder votos no Congresso

O ministro ponderou que a medida pode gerar um “problema político” e perder votos no Congresso. Guedes não citou nenhum setor específico.

“Mas tem sempre problema político, vai perder 50 votos na reforma tal. Congressistas representam interesses e você tem que conviver com isso, mas é parte da solução para acelerar o ritmo de abertura (comercial)”, disse.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.