Guedes retoma ideia de recriar a CPMF

Publicado em 26 maio, 2021 7:45 am

Do Valor:

Ministro da Economia Paulo Guedes. Foto: Reprodução

Com um plano já desenhado para a reforma tributária fatiada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, quer agora retomar as discussões para criar um imposto sobre transações financeiras.

Na área econômica, a avaliação é que o presidente Jair Bolsonaro não vai se opor à ideia se a alíquota for de até 0,1%. O Valor questionou o Palácio do Planalto, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

A ideia não encontra veto do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Ontem, em evento do BTG Pactual, ele disse que a criação de novo tributo nos moldes da antiga Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF) pode ser discutida, como uma última etapa da reforma tributária. “Não é prioridade”, afirmou.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem dito a interlocutores que é aberto a essa discussão. Desde que a criação do tributo tenha como contrapartida a desoneração de outros setores da economia.

(…)

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!