Apoie o DCM

Guia do Cremesp tem trecho sobre “comportamento sedutor” e “assédio” das pacientes

Entrada de prédio do Cremesp. Foto: Reprodução

Um guia do Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) intitulado “Princípios Éticos em Ginecologia e Obstetrícia” faz referência, ao abordar o tema do assédio sexual, ao que descreve como “comportamento sedutor da paciente”.

De acordo com o documento, a mulher pode experimentar “desejo de vingança” originado pela “decepção” decorrente da relação com o profissional, “com consentimento ou mesmo por iniciativa própria” — caso “o ginecologista permita-se envolver pela ilusão” da mulher, ou esta, “pela ilusão do médico”.

Originalmente publicado em 2001 (atualmente na quinta edição, de 2018), o guia está disponível para download nos sites do Cremesp (na seção “livros do Cremesp”) e do CFM (em “publicações”), o Conselho Federal de Medicina. O órgão afirmou que “o texto está sendo revisado pela gestão atual” e esclareceu que a publicação “não é considerada um protocolo”.

O material fornece orientações aos profissionais sobre como agir para evitar acusações de abuso sexual por parte das pacientes. Recomenda cuidado, especialmente se o médico perceber “dificuldade de resistir às maneiras sedutoras ou às fantasias amorosas da paciente”. A publicação alerta que, nesse caso, o médico estaria prestes a entrar em uma situação típica de assédio sexual, sugerindo a busca por ajuda profissional antes que as responsabilidades criminal, cível e ético-profissional se concretizem.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link